Notícias e Eventos
E-social
19 / Out / 2018

Saiba quais são os benefícios do e-Social para a sua empresa

O e-Social é uma Plataforma de Escrituração Digital, que pode ser encontrada também com o nome de SPED. Essa plataforma visa a coleta de dados trabalhistas, previdenciários, tributários e fiscais de empresas que possuem ou não vínculos empregatícios.

 

A principal finalidade do e-Social é criar uma base de informações compartilhadas em tempo real, padronizando a validação, transmissão, e armazenamento de dados em todo o território nacional.

 

Saiba mais sobre o e-Social clicando aqui!

 

Benefícios do E-social para a sua empresa

 

A adesão da plataforma do e-Social a princípio será trabalhosa pois irá mudar a forma como as empresas se comportam em relação a toda documentação de seus funcionários, e será necessária uma adaptação aos processos, no entanto, com o passar do tempo, essa medida projeta uma solução prática e ágil para as empresas.

 

A centralização das informações eliminará a necessidade de fazer muitas guias reunindo as cópias dos mesmos documentos para lugares diferentes, já que todas as informações poderão ser encontradas em um único lugar, tornando a prestação de contas ao governo e acesso as informações mais rápida.

 

Continue a leitura para conferir os 7 principais benefícios do e-Social para a sua empresa!

 

Processos transparentes

 

O e-Social tem como propósito tornar as informações e os processos de transferência de dados mais transparentes. Uma vez que os dados são colocados a disposição na plataforma, todas as empresas estarão sujeitas a conferência de quem se interessar em fazer a análise, pois suas informações vão estar disponíveis.

 

O que sua empresa representa está a disposição de instituições financeiras, fornecedores e do governo brasileiro, para que todos possam conferir sua integridade gerando confiança e credibilidade.



 

Integração

 

A comunicação entre os departamentos de Recursos Humanos (RH), Contabilidade e outros setores, ocorrerá de forma integrada para que as informações sejam completas e estejam de acordo entre si. Essa integração irá facilitar o trabalho de todos os profissionais envolvidos no processo.  

 

Os departamentos operacionais da empresa também devem ser incluídos no processo para que a manutenção da segurança no trabalho seja facilitada. O e-Social projeta que em condições de adversidades ou acidentes, essa integração torne o processo de envio da documentação mais detalhada e em tempo hábil.

 

A união dos setores permite que o trabalho ocorra de forma prática e eficaz dentro das empresas, visto que terão várias equipes trabalhando em conjunto para atingir um objetivo em comum.

 

Cumprimento dos direitos trabalhistas

 

Uma das características do e-Social é a possibilidade de vincular ao CPF do trabalhador todo o seu histórico. Assim é possível deixar ao alcance do funcionário tudo o que ele tem direito, de forma simples e acessível.

 

O processo de reunir todos os dados em um único local torna mais fácil a visualização dos direitos previdenciários do trabalhador, como o auxílio doença, o requerimento de aposentadoria, o acompanhamento de férias, entre outras informações.

 

Menos burocracia

 

Com a adesão do e-Social, o preenchimento de diversos formulários ficarão no passado. Alguns formulários se diferem em poucas informações específicas, e estes faziam com que os responsáveis do RH de sua empresa refizessem o preenchimento, alterando apenas os dados finais.

 

A complicação de ter que preencher formulários e guias únicas diversas vezes será abolida com o e-Social, pois será necessário o envio de um arquivo único enviado pelos sistemas de recursos humanos das empresas, para que as informações estejam disponíveis aos órgãos que fazem parte do sistema governamental. Os órgãos farão a análise dos dados e retirarão da base de dados apenas o que é útil.

 

Baixo risco de cometer fraudes indevidas

 

Com a centralização das informações será mais difícil cometer fraudes. Antes do e-Social as empresas enviavam as documentações de maneira separada para diversos órgãos governamentais, facilitando assim a fraude de informações que poderiam ser alteradas de um envio para outro.

 

Fazer um único envio que estará disponível para todo os órgãos, impossibilita qualquer alteração na informações enviadas, já que a mesma informação será repassada para todos da mesma maneira e no mesmo momento.

 

Todo o processo estará sujeito a supervisão e controle por mais de um interessado, inviabilizando qualquer tipo de fraude entre as informações. Sonegação de impostos e concorrência desleal são fraudes que serão dificultadas pelo e-Social.

 

Empresas que sempre agiram de acordo com o que é estabelecido em lei se asseguram de que a justiça será feita e que o seu negócio não será prejudicado.  

 

Fácil recuperação de informações

 

Uma vez que colocada no sistema da plataforma do e-Social, as informações estarão seguras,  e isso acontece pois o e-Social realiza backup diário da informações. Quando houver necessidade de verificar dados antigos, o órgão governamental poderá acessar de forma direta a plataforma e fazer a conferência.

 

Esse processo diminuirá as chances de sua empresa ser multada por causa de documentações que já foram enviadas anteriormente.

 

Dica importante!

 

O setor do RH é o responsável pelas informações que são passadas para os sistemas governamentais, sendo assim, é crucial que  os responsáveis por esse setor acompanhe as mudanças exigidas pelo e-Social.

 

Durante o processo de adaptação é possível que ocorram falhas que prejudicaram a empresa a longo prazo, por isso é preciso estar muito atento às atualizações da plataforma.

 

Fique atento!

 

A implementação do e-Social requer dedicação e esforço. Adaptar o envio das documentações necessárias no novo formato exigido pela plataforma pode acarretar em alguns problemas iniciais para as empresas. A ausência dessa documentação pode gerar multas para a empresa, causando desconforto e prejuízos.  

 

Saiba como colocar a sua empresa com a documentação em dia.


Entre em contato com a Alfa Safety para que sua empresa consiga passar pelas mudanças de maneira assertiva e sem se preocupar com futuros transtornos. Contate-nos!

Alfa Safety

Comente essa publicação

Fale Conosco