Notícias e Eventos
Normas Regulamentadoras (37 NR's)
23 / Nov / 2018

Prevenção: a melhor ferramenta da Segurança do Trabalho

Todos os anos milhões de colaboradores vem a óbito ou ficam seriamente feridos em virtude de acidentes ou lesões. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de cinco mil pessoas morrem por dia em consequência de acidentes ocorridos no ambiente do trabalho.

 

Proporcionalmente, milhares de empresas são penalizadas com afastamento, perdas de funcionários e as demandas em discussão, com altíssimas taxas de indenização e tratamentos de alta complexidade.

 

A melhor maneira de evitar os desgastes, acidentes e perdas é investindo em prevenção e Segurança do Trabalho. Esta é a melhor forma de evitar problemas futuros conforme será mostrado a seguir.

 

Segurança do Trabalho

 

A Segurança do Trabalho pode ser definida como metodologias e técnicas apropriadas que estudam as possíveis causas de acidente do trabalho, visando evitá-los. É importante destacar também que os meios de prevenção estabelecidos tem como principal objetivo proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos colaboradores.

 

Utilizada com o intuito de prevenir acidentes, eliminar condições e procedimentos inseguros no ambiente, a Segurança do Trabalho adota uma série de medidas técnicas e administrativas, educacionais e comportamentais na rotina das empresas.

 

Acidente do Trabalho

 

Acidentes que ocorrem pelo exercício do trabalho ou serviço de uma empresa, que provocam lesão corporal ou alguma perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, sendo permanente ou temporária da capacidade do colaborador para exercer as suas funções são chamados de acidentes do trabalho.

 

Doença do trabalho

 

A doença do trabalho é desencadeada ou adquirida devido a condições específicas em que o trabalho é realizado. O trabalho nesse caso não é a causa específica da doença, mas tem influência sobre ela. A perda auditiva causada por exposição prolongada a ruídos devido ao local de trabalho é um exemplo dessa situação.

 

Doença profissional

 

Pode ser considerada como doença profissional toda doença desencadeada ou produzida pelo exercício do trabalho característico a realização de alguma atividade. Pode ser citado como exemplo o caso de um trabalhador que adquiriu problema de visão por exposição prolongada à luz da solda.

 

Causas dos acidentes do trabalho

 

Os acidentes do trabalho são causados de forma geral devido aos atos inseguros, que são provocados pelos próprios colaboradores em ações indevidas ou pelas más condições oferecidas para eles. Caixas que são deixadas no meio do caminho de forma indevida pode causar um acidente do trabalho, por exemplo.

 

Prevenção no horário de trabalho

 

A prevenção é o grande foco de engenheiros e técnicos de Segurança do Trabalho já que muitos problemas graves e perdas podem ser evitados ao seguir as normas desenvolvidas com o intuito de manter a integridade do colaborador. Grande parte dos acidentes ocorrem por negligência ou desinteresse do cumprimento das medidas protetivas.

 

Acidentes podem ocorrer por falta de atenção e uso incorreto de equipamentos de proteção individual. Muitos acidentes podem ser evitados caso algumas atitudes sejam tomadas possibilitando a equipe trabalhar com segurança. Veja a seguir:

 

- Atividades de departamentos diferentes: não é aconselhável que um colaborador desempenhe funções que oferecem risco e que ele não está preparado para realizar.

 

- Faça análise de riscos: ao distribuir funções observe se o colaborador está preparado para desempenhar aquela tarefa.

 

- Verifique o ambiente: o local em que a função será desempenhada apresenta riscos a integridade do trabalhador? É úmido ou muito seco? Essas questões devem ser levadas em consideração para que riscos oferecidos à saúde sejam eliminados.

 

- Confira se os riscos foram neutralizados: caso não seja possível neutralizar todos os riscos e o ambiente apresente algum tipo de perigo ou não ofereça segurança completa, não permita que a função seja desempenhada.

 

- Evite distrações: equipamentos como fones de ouvido ou celulares devem ser evitados, assim como conversas paralelas, para que as funções sejam realizadas de forma mais segura.

 

- Insegurança: sempre que o colaborador não se sentir seguro em desempenhar alguma função, peça a alguma pessoa mais experiente ou que tenha mais conhecimento sobre os procedimentos envolvidos que o oriente.

 

- Faça da melhor maneira: não exija que o colaborador desempenhe o seu papel de forma apressada arriscando sua integridade física e o serviço envolvido. Não tenha pressa em acabar o serviço já que uma função mal desempenhada poderá ocasionar em vários problemas futuros.

 

- Observe o local: a tarefa colocará em risco a pessoa que está exercendo ou os colaboradores que estão ao seu redor? É importante observar o que está acontecendo no local para que o ambiente seja seguro para todos.

 

Como atuam os profissionais de segurança do trabalho

 

Visando garantir a segurança dos funcionários de uma empresa, a equipe responsável pela Segurança do Trabalho avalia e identifica situações e fatores de risco para que as chances de acidentes sejam minimizadas.

 

Os profissionais de Segurança do Trabalho criam um mapeamento e baseando-se nele, apresentam algumas regras e normas que deverão ser seguidas por todos os funcionários, cada um em sua área, com o objetivo de evitar acidentes.

 

Através da realização de tarefas de forma organizada, visando melhorar a qualidade e a produção do trabalho, os profissionais responsáveis pela Segurança do Trabalho reduzem as chances de acidentes, de riscos de incêndios, além de auxiliar na promoção da saúde ocupacional.

 

Onde acontecem acidentes?

 

Pode-se considerar que os acidentes em sua maioria só ocorrem quando a prevenção falha. O uso de equipamentos de proteção individual não protegem o trabalhador caso ele não esteja focado ao desempenhar sua função.

 

Para evitar que acidentes aconteçam é necessário possuir uma equipe dedicada que saiba corretamente sobre a importância da aplicação das regras de Segurança do Trabalho e coloque-as em prática. É necessário que haja gestão em grupo, participação e medidas de segurança, entre empregados e empregadores.

 

Na hora de montar a equipe responsável por Segurança do Trabalho em sua empresa, busque a consultoria de profissionais especializados na área, com qualificação exigida para auxiliarem a sua empresa no processo de análise e prevenção.


A Alfa Safety oferece cursos voltados a Segurança do Trabalho e pode tornar o processo de implementação de normas regulamentadoras em sua empresa mais ágil e seguro. Entre em contato e saiba como prevenir a sua empresa de acidentes do trabalho!

Alfa Safety

Comente essa publicação

Fale Conosco