Notícias e Eventos
Normas Regulamentadoras (37 NR's)
14 / Set / 2018

Por que investir em segurança do trabalho?

A Segurança do Trabalho no Brasil é regida por Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias, e também convenções da Organização Internacional do Trabalho, reconhecidas pelo Brasil.

 

As práticas de Segurança do Trabalho são entendidas como conjuntos de medidas que visam minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, além de proteger a integridade do trabalhador.

 

Visto como uma ciência para cuidar do bem estar do trabalhador, a Segurança do Trabalho é uma área interdisciplinar, que envolve o conhecimento de áreas como engenharia, enfermagem, medicina, estatística e epidemiologia, desenvolvendo tecnologias diversas, como os equipamentos de proteção coletivos (EPC), e equipamentos de proteção individual (EPI).

 

Os profissionais que prestam serviços especializados nessa área são o Técnico em Segurança do Trabalho, o Engenheiro de Segurança do Trabalho, o Médico de segurança do Trabalho, e o Enfermeiro do Trabalho. Esses profissionais compõem o SESMT - Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho.

 

Normas Regulamentadoras

 

As Normas Regulamentadoras também conhecidas como NRs, são os principais procedimentos estabelecidos para preservar a saúde e a segurança do trabalhador durante sua rotina na empresa. Sendo assim, todas as empresas que contratem funcionários sob o regime da CLT, devem cumprir o estabelecido pelas NRs.

 

Existem hoje 36 NRs estabelecidas e aprovadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sendo de observância obrigatória por parte das empresas.

 

Penalidades em caso de descumprimento

 

As empresas que possuem funcionários sob o regime da CLT devem fornecer relatórios sobre as condições de trabalho exigidas nas NRs. O descumprimento das normas possibilita aplicação de punições orientativas, corretivas, ou em alguns casos, a interrupção das atividades por meio de autuações do MTE.

As penalidades variam de acordo com o tempo em que as infrações estão sendo cometidas, o número de funcionários afetados, quais serão as medidas adotadas para a correção, dentre outros.

 

É importante que as empresas atuem de forma preventiva, e que as normas estejam claras para todos os funcionários, tanto em relação aos seus direitos quanto deveres.

 

Não exercendo as orientações exigidas pela empresa com base nas NRs, o funcionário poderá também cumprir algumas penalidades, podendo chegar a demissão por justa causa, por exemplo.

 

Importância de investir em Segurança do Trabalho

 

O investimento em Segurança do Trabalho tem como principal objetivo manter a integridade física e psicológica dos funcionários e combater riscos laborais. Assim é possível ter um ambiente saudável e produtivo.

 

O trabalho preventivo gera menos custos com materiais, afastamentos e ações judiciais. Um ambiente seguro permite ao funcionário que se preocupe apenas com a tarefa a ser exercida, otimizando dessa maneira o tempo.

 

O comprometimento da empresa também é demonstrado nas atitudes tomadas para o bem-estar do funcionário. O sentimento de cuidado da empresa para com os funcionários, permite aberturas para relações interpessoais, e se torna propício a ideias que agreguem para a empresa, uma vez que o colaborador se torna mais motivado a exercer suas funções.

 

Segurança do Trabalho: como minha empresa é beneficiada?

 

A segurança pode ser encarada como um investimento em ativo humano para a empresa. Priorizar a prevenção de acidentes, torna o ambiente mais leve, deixando os colaboradores mais motivados e irá zelar por um dos ativos mais importantes da empresa.

 

O Brasil registra anualmente cerca de 700 mil acidentes de trabalho, segundo informações do Ministério da Previdência Social. E esse índice pode ser ainda maior, considerando que o órgão do Governo Federal conta somente com os registros oficiais, ou seja, os que foram notificados e tenham atingido trabalhadores inseridos na CLT.

 

O resultado de ações exigidas pelo MTE impactam de forma significativa na área econômica, social e empresarial. A diminuição dos acidentes permite também aprimorar a cultura organizacional de sua empresa, já que os funcionários conseguirão trabalhar entrosados, além de se dedicarem mais a empresa como retribuição pela cultura organizacional agradável e saudável.

 

Confie a saúde da sua empresa a Alfa Safety

 

Mesmo que pareça ser simples cumprir as determinações das NRs, é possível que alguma orientação passe despercebida.

 

Por motivos como esse é importante contar com uma equipe especializada para fornecer treinamentos aos funcionários, para que se tornem cada vez mais qualificados, ou a contratação de uma empresa que preste serviços especializados nos diversos segmentos de Prevenção e Segurança do Trabalho.

 

A Alfa Safety oferece serviços de treinamento para empresas que queiram capacitar os seus funcionários em relação as disposições de Segurança do Trabalho, além de ter uma equipe especializada para fazer a elaboração de planos para a prevenção de acidentes, visando a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores.

 

Confira os principais treinamentos oferecidos pela Alfa Safety:

 

- Primeiros Socorros;

- NR - 35 - Trabalho em altura;

- NR - 33 - Capacitação para supervisores;

- NR - 23 - Brigada de incêndio;

- NR - 20 - Segurança no trabalho com inflamáveis;

- NR - 18 - Construção Civil;

- NR - NR-17 Ergonomia em Teleatendimento/Telemarketing;

- NR-10 - Segurança em Serviços com Eletricidade;

- NR-06 - EPI's (Equipamento de Proteção Individual);

- NR-05 - CIPA (Curso de formação dos membros da CIPA).

 

E muitos outros que você pode conferir clicando aqui!


Preocupe-se com a capacitação de seus trabalhadores, pois promoverá maior qualidade no trabalho em equipe, resultado final e credibilidade da sua empresa. Contate a Alfa Safety para regulamentar sua empresa conforme o exigido por lei em relação a saúde e segurança do trabalho.

Alfa Safety

Comente essa publicação

Fale Conosco